Serviços
Antes de freelance fui camareira, ajudante de cozinha, alquimista, colei bastantes cartazes, apanhei patacas. Agora, como trabalhadora autónoma, e com algumas maravilhosas clientas fixas que me dão estabilidade, posso permitir-me escolher em que projetos embarcar-me. Como jornalista e fotógrafa, com especial interesse no campo literário, presta-me muito trabalhar com propostas criativas, artísticas, estimulantes, que contribuem para o bem comum; a ampliar a gama cromática do mundo. O que necessitas?
Retrato UMA
UMA é um serviço especializado em retrato individual para mulheres. UMA sessão como um rito. UMA celebração. Cada sessão é um projeto particular, mão a mão com a pessoa retratada. Primeiro marcamos uma entrevista, para conhecermo-nos e concretizar a logística; onde, quando, como. Escolhemos objetos, localizações e diferentes ações que nos permitam afundar na representação da modelo. No próprio dia, garantindo um espaço confortável e seguro, experimentamos, como em uma performance: enquanto a modelo explora, eu vou congelando as instantâneas.
Comunicação
Faço entrevistas, edição e avaliação de textos, moderação de debates. Em geral, os meus assuntos favoritos pivotam em redor dos feminismos, os movimentos sociais emancipatórios, as línguas menorizadas, a literatura e a fotografia. Atrevi-me ao comissariado de projetos artísticos e até exploro o jornalismo desportivo -sendo como são uma seareira do remo de banco fixo- encarrego-me da locução no porto durante as regatas galegas da Liga Eusko Label e da Liga Euskotren. Tenho capacidade de adaptar-me a diferentes registos e gosto de desafios. 😉
Apresentação do I congreso internacional sobre o Reino Medieval de Galiza (2022) | Série de entrevistas Repensando o galego e o ensino para a AGAL (2022) | Série de entrevistas A língua em décadas para a AGAL (2021) | Gestão do Portal Galego da Língua | Labores de comunicação na Através Editora. | Speaker nas regatas galegas da Liga Euskolabel e Liga Euskotren.
Fotografia
Aqui escuto todas as propostas ligadas com a imagem. Tenho experiência em fotojornalismo, cobrindo eventos, performances ou manifestações. Ademais, presta-me a divulgação e exploro a docência com obradoiros teórico-práticos em que analisamos por que, para que e para quem fazemos as fotos.
Participação na exposição coletiva O Espello non é noso? Espazo Cubo (2019) | Menção de honra para o projeto Do ermo (série fotográfica) no Xuventude Crea 2015 e participação na exposição coletiva de Artes Plásticas e Fotografia na Igreja da Universidade de Santiago de Compostela (2015) | Participação na exposição coletiva Muller, arte e creatividade, Museu Municipal de Ourense (2012) | Participação na exposição coletiva Pase(e)n e vexan, Outono Fotográfico (2011)
Escrita
Escrevo textos por encomenda: artigos que tenho publicado em diferentes revistas e meios de comunicação. E também escrevo sem encomenda, por todas essas cousas de que fala Chantal Maillard em Matar a Platón, e sobre todo, para fazer “do inútil, um manancial”.
Participação nas antologias A boca no ouvido de alguem (2023), Entre Leiras e Labores (2023), Mafia Amiga (2021), Tecermos rede, crearmos comunidade. Estudos sobre a obra de María Reimóndez (2020), Festival da Poesia no condado (2017 e 2022) | Participação no Festival Poemagosto (2020), Participação em Corpus Literário, dirigida por Antón Lopo, no Festival Alguén que Respira (2020). | Participação na antologia de poesia galega traduzida para o finlandés: Villielämää (2022) | Recital nos atos da Deputación da Coruña do 25 de Novembro (2021)