Quem é UMA
Licenciei-me em jornalismo na Universidade de Santiago de Compostela. Escrevo e traduzo textos, mando milhares de emails. Alguns são afetos burocráticos, outros são mensagens encriptadas de amor, muitos são avisos de recepção, partículas de bigdata, saúdo cordial em código binário, alertas importantes, convocatórias, felicitações, reclamações, faturas, orçamentos. Coordeno o Portal Galego da Língua e faço labores de comunicação e edição na Através Editora.
Também fiz um mestrado em Literatura, Cultura e Diversidade na Universidade da Corunha. E prestou-me muito, pelas leituras sugeridas, especialmente. Também pelos marcos teóricos. No campo cultural, tenho participado em projetos desenvolvendo diversas funções ligadas com a comunicação, de community manager até apresentadora de eventos. Fiz parte de comissões técnicas para avaliação de projetos e fui leitora e júri em diferentes concursos literários.
Formei-me como Técnica Superior em Artes Plásticas e Desenho em Fotografia na ESAD Antonio Faílde. No meu rol de fotógrafa exerço, sobretudo, como retratista. É a procura da cumplicidade e o respeito pela pessoa que está diante da câmara o que mais me atrai, para seguir explorando o potencial comunicativo da foto fixa. Também me interessa a reflexão teórica sobre a própria imagem, a semiótica, as polémicas sobre os usos da imagem, a posfotografia ou a Inteligência Artificial aplicada a este campo. Em particular, interessam-me as relações entre a literatura e a imagem.
Das biografias interessa-me o contexto. Das matemáticas interessa-me a justiça. Da geometria interessam-me as cores.